sábado, 20 de agosto de 2011

A minha fé*

Aos dezoito anos e no auge da minha parca rebeldia participei num programa radiofónico do qual já não me lembro do nome, na Rádio Renascença. Nessa noite, via telefone, expus a minha opinião em relação a Deus. Não acreditava Nele e ninguém me demovia desse meu princípio. Quando a jornalista me perguntou em que é que acreditava disse que acreditava em mim própria e expliquei que sendo uma pessoa normal, sem nada de extraordinário, só podia contar comigo mesma e com aquilo que sabia que poderia ou não fazer. Deus não me dava garantias e portanto, nunca poderia acreditar numa Entidade que nunca me tinha dado provas reais de nada.

Hoje, mais de dez anos depois, ainda não defini muito bem a minha relação com Deus. Umas vezes aproximo-me mais, outras vezes afasto-me e olho-O de longe.
A Igreja, como instituição, causa-me alguns arrepios nomeadamente no que diz respeito a certos radicalismos e rituais. Faz-me mesmo alguma confusão este tipo de vigílias agora vividas em Madrid, de dar vivas ao Papa, como se dele dependesse o futuro da humanidade, mas enfim... No entanto, gosto da igreja como local de reflexão e silêncio, ponto de encontro de pensamentos, decisões e até de pedidos feitos em desespero de causa [lembro-me sempre do filme protagonizado por Jim Carrey - Bruce Almighty - onde ele, passando a ter os poderes de Deus, não consegue dar conta do recado e atender a todas as pessoas do planeta].

Se acredito Nele? Acredito, mas reservo-me ao direito de duvidar de vez em quando. Nem que seja só para voltar a entrar numa igreja e em quinze minutos de silêncio ganhar mais força e otimismo para seguir em frente. Não sei se isto é ter fé mas, por agora, é com esta que posso contar.

*texto original anteriormente publicado num outro espaço

1 comentário:

  1. Ora vamos cá ver, cara "Sofia": este seu texto não me é estranho; todo o seu registo e tom de escrita neste novo blogue também não; mas não a estou a reconhecer. Pode dar-me uma dica, mesmo que encriptada...?

    :)

    Paulo

    ResponderEliminar