sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tem de ser?

Uma vez escrevi este texto para um amiga, hoje reescrevo-o e publico-o para mim, porque o encontrei e me fez bem lê-lo.


Mas desde quando tem de ser? Tem de ser quando eu quiser e quando me apetecer. Não tem de ser hoje e agora só para mostrar que somos fortes e avançamos na linha da vida. Tem de ser apenas o que sinto, o que mostro, o que sou. Quando e como quero. Todos os dias.  Não quando os outros querem ou acham bem. 
Se me apetecer cair, caio. Se quiser ir ao fundo vou, não tenho de me levantar e ser assim, só porque sim. Não tenho de caminhar em frente porque a lei da vida assim o exige e a sociedade me diz que é o mais acertado. E se eu quiser ser do contra? Tem de ser?
Desde quando o "tem de ser" ou o "tens de ser forte" me faz mais forte? Desde quando essas três palavras me fazem sair do que sinto, esquecer o que vai na minha cabeça? 

O poder de escolha não está nas palavras que nos dizem, não está nas dezenas de pessoas que dizem que deve ser assim porque é mais acertado. Dizerem " tens de ultrapassar isso", "tens de ser forte", "tens de ser capaz" ... isso não acrescenta nada, nem ajuda sequer. E digo-o com plena convicção porque já o senti na pele. Ninguém o faz por mal, é certo,  mas não, não ajuda. Apenas pressiona. 
Diferente seria dizer que posso ver as coisas de outra forma. E é isso. Não tenho de... mas posso. Posso mudar isto e aquilo, posso fazer o que me apetece, posso. É uma escolha e é somente isso que precisamos para se abrirem alguns caminhos à nossa frente e optar por um. Sozinhos, a maior parte das vezes. Porque, quer queiram quer não, digam o que disserem, são as nossas convicções que prevalecem e só percebemos o que somos assim, tropeçando, ficando lá no fundo e saindo do poço quando queremos, quando podemos, quando nos sentimos capazes para tal e não quando os outros dizem que tem de ser. 

1 comentário:

  1. Ah! Parece um comentário um bocado parvo, especialmente se não fores quem eu penso que és.
    O texto é lindo e verdadeiro, nada tem que ser, mas pode ser, e às vezes é melhor dessa maneira, mas no coração ninguém manda. Tem que ser quando o coração achar que pode ser.
    Beijinhos

    ResponderEliminar