segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Habemus Papam... em Março



Ao saber da notícia da resignação do papa Bento XVI não pude deixar de me lembrar do filme Habemus Papam, do qual já falei aqui. O filme fala dos medos e fragilidades de um ser humano que está prestes a assumir a a mais alta função da Igreja. Ao longo de todo o filme o futuro papa questiona-se se será capaz de assumir tal cargo, revela o seu sonho de criança em ser ator e age como outra pessoa qualquer na agitação normal de uma cidade como Roma.
Não sendo exatamente a mesma coisa e não estando em causa a aceitação de um cargo mas sim a sua resignação, lembrei-me que o papa Bento XVI poderá ter tido as mesma dúvidas e medos. Não deixo inclusivé de imaginar que tal como no filme, Bento XVI terá sido aconselhado pelas pessoas mais próximas de si e que terá havido um certo clima de inquietação até a notícia  ser dada a conhecer ao público. 
Não sei se haverá ali outras causas escondidas para esta resignação mas acredito que terá sido um ato pensado até à exaustão tendo em conta a celeuma que tal atitude poderá provocar no seio da Igreja Católica. 
Teremos um novo papa em Março e falando por mim, gostaria de ver eleito no próximo Conclave uma pessoa com peso e força para por ordem na Cúria. Uma pessoa ao serviço da fé e acima de tudo, ao serviço de todos os cidadãos do Mundo e daqueles que mais precisam. Gostaria de ver uma pessoa humilde e mais inovadora, um pouco à imagem de João Paulo I, o "Papa Sorriso" que morreu um mês depois de se ter sido eleito em 1978. A ver vamos...

1 comentário:

  1. Acabei de publicar um post que diz isso mesmo que esta situação me fez lembrar o filme. Gostei muito do filme :)
    Tal como tu espero que o novo Papa seja "um verdadeiro cristão" na verdadeira definição do termo.

    Carminho

    ResponderEliminar