quinta-feira, 4 de julho de 2013

Livros infantis

Aos bocadinhos vou voltando aos meus livros infantis. Na feira do livro de Lisboa fiz questão de ver aos pormenor as novidades que havia e presentei-me com estes quatro livros.



Presos é um livro sobre problemas, sobre a resolução de problemas e a melhor maneira de o fazermos. E se o texto é bom, as ilustrações de Oliver Jeffers são maravilhosas! Vejam aqui um bocadinho do seu processo criativo e espreitem também os outros livros deste autor. Tenho-os quase todos!

O lanche do Senhor Verde leva-nos imediatamente à figura de Magritte e à descoberta da beleza das cores. Com um texto simples e reduzido, este álbum consegue direcionar-nos para as surpresas que vão aparecendo nunca esquecendo a importância do olhar. 


Migrando é um livro especial. Um livro que se pode ler de duas formas diferentes. De um lado a migração das pessoas para a Europa, fugindo da fome e pobreza, do outro a velha migração da Europa para as Américas, fugindo às guerras. 
É um livro sem palavras e cheio de imagens poéticas que nos remete para as atuais vivências e dificuldades de tantas pessoas e famílias que ultimamente têm saído de Portugal. 

A Máscara do Leão é de um livro de uma das editoras que mais gosto, a OQO. Fala-nos sobre um leão e da dificuldade em ser ele próprio numa selva cheia de animais que esperam isto e aquilo dele. As ilustrações são tão importantes como a escrita e o jogo de cores fortes usado no livro reforça o dramatismo das personagens e de toda a ação. 

2 comentários:

  1. Os dois primeiros já estão na minha wishlist (não conhecia ainda este novo do Oliver Jeffers, mas adoro-o), e o da máscara do leão também andava aqui a bailar. O migrando desconhecia, mas fiquei curiosa. Este ano não comprei livros infantis na feira do livro mas ando sempre com uns quantos debaixo de olho. Em breve devo fazer o investimentozinho... ;)

    ResponderEliminar
  2. Se eu pudesse comprava livros infantis todos os meses! Há coisas tão bonitas! :)

    ResponderEliminar