segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Isto é um desabafo em tempo de férias

Há coisas que me custam muito: custa-me demasiado ouvir falar mal da minha profissão, custa-me que a opinião generalizada sobre os professores seja tão negativa, custa-me saber que as pessoas acham que somos maus profissionais, que andamos aqui apenas para fazer greves e usufruir de atestados médicos. Que nos queixamos sem razão. Custa-me saber que os próprios pais dos alunos falam mal dos seus professores à frente dos filhos, custa-me que não haja o mínimo de respeito por algumas das decisões que tomam ou então, que crucifiquem os professores à mínima falha.
Estou cansada disto. Há bons e maus profissionais em todas as áreas e o ensino não é exceção mas começa a ser tão cansativo e desmotivante que às vezes pergunto-me o que podemos nós fazer mais. 

Ainda estou em férias mas, aos bocadinhos, começo a pensar no novo ano que vem aí e nas grandes dificuldades com as quais nos vamos deparar. É inevitável que tudo aquilo que em cima descrevo me venha ao pensamento, ainda assim penso que tenho sorte na equipa de professores com a qual trabalho e que, todos juntos, tentamos fazer a diferença numa escola com tantos problemas e com crianças muito necessitadas. E é a isto que tenho de me agarrar; tentar fazer o melhor, todos os dias.  

2 comentários:

  1. Infelizmente, é difícil mudar essas ideias...

    ResponderEliminar
  2. É difícil porque as pessoas não estão dispostas a isso. Não ouvem e não vêem. Enfim...

    ResponderEliminar