terça-feira, 5 de agosto de 2014

To sleep or not to sleep?

Há umas semanas que andava confusa sobre a melhor forma de adormecer a minha filha. Havia dias em que ela dormia bem e outros em que acordava muitas vezes, no entanto, as sestas tornaram-se o grande problema. Se em recém-nascida dormia muito bem de dia, com o passar das semanas e a partir dos três meses, começou a dormir muito menos. Tal facto não me espantou... estava e está a crescer, a frequência e a duração das sestas diminuiu e passou a estar mais tempo acordada, no entanto, dormia mal. Fazia sestas muito curtas e para adormecer choramingava quase sempre ou então, adormecia a mamar. Eu sabia que estava a proceder mal quando permitia que ela adormecesse na mama mas preferia isso a ouvi-la chorar...
Andava nisto há algum tempo quando ouvi falar no livro da Filipa Fernandes - 10 dias para Ensinar o seu Filho a Dormir  - e no próprio dia fui comprá-lo. Li-o aos bocadinhos, entre sopas, sestas curtinhas, brincadeiras e mudas de fralda e no fim achei que não seria assim tão complicado implementar a rotina de que a autora falava no livro. Além do mais, a linguagem era tão clara e direta que por momentos pensei que o livro tinha sido escrito propositadamente para mim! 

Quinta-feira foi o primeiro dia e não foi nada fácil... mas não desisti. Paciência, persistência e consistência, três palavras-chave para que tudo desse certo. Nessa noite, li o livro mais uma vez e no dia a seguir voltei a ler algumas páginas. E reli tudo outra vez e mais uma vez. O que é certo é que desde ontem que já noto grandes progressos no sono da C.: neste momento está a dormir três sestas por dia com a duração de uma hora e meia ou duas horas cada uma e demora cerca de quinze a vinte minutos a adormecer. Já a consigo deitar sempre acordada e apesar de ainda refilar algumas vezes, também já se consegue acalmar sozinha, tanto de dia como de noite. 
Confesso que ainda é difícil ela não adormecer, à noite, enquanto mama, mas tenho feito o que está escrito no livro e tento que ela arrote sentada e não ao meu ombro, despertando-a um pouco mais para que depois ela perceba que vai para o berço. 


Ainda não está terminado todo este processo de ensinar a C. a dormir, mas sinto-me tão contente com os progressos já alcançados que tinha de escrever que sim, é possível melhorar o sono dos nossos bebés. 
A felicidade pode ser tão simples como isto. :)

[Para os interessados, aqui está a página de facebook da autora do livro] 

Sem comentários:

Enviar um comentário