quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de cinzas

E começa a Quaresma. Se já no ano passado foi uma época de reflexão, onde me permiti escrever e dizer tudo aquilo que gosto e quero e me apetece sem quaisquer jugamentos, agora, para além de tudo isso, é tempo de me ouvir. Ouvir a minha consciência, o meu coração e o meu corpo. Ouvir a minha filha que me diz muitas vezes: xcuta, xcuta! quando quer que a oiça a tocar no piano novo.

O papa Francisco propõe que sigamos estes quinze atos de caridade e que façamos o jejum certo. Ora vejam:

1. Sorrir, ser alegre!
2. Agradecer (embora não “precise” fazê-lo).
3. Lembrar ao outro o quanto gosta dele.
4. Cumprimentar com alegria as pessoas que vê todos os dias.
5. Ouvir a história do outro, sem julgamento, com amor.
6. Parar para ajudar. Estar atento a quem precisa de si.
7. Animar alguém.
8. Reconhecer os sucessos e qualidades do outro.
9. Separar o que você não usa e dar a quem precisa.
10. Ajudar a alguém para que essa pessoa possa descansar.
11. Corrigir com amor; não calar por medo.
12. Ter delicadezas com os que estão perto de si.
13. Limpar o que sujou, em casa.
14. Ajudar os outros a superar os obstáculos.
15. Telefonar para seus pais.

 O MELHOR JEJUM
• Jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas.
• Jejum de descontentamento e encher-se de gratidão.
• Jejum de raiva e encher-se com mansidão e paciência.
• Jejum de pessimismo e encher-se de esperança e otimismo.
•Jejum de preocupações e encher-se de confiança em Deus.
• Jejum de queixas e encher-se com as coisas simples da vida.
• Jejum de tensões e encher-se com orações.
• Jejum de amargura e tristeza e encher o coração de alegria.
• Jejum de egoísmo e encher-se com compaixão pelos outros.
• Jejum de falta de perdão e encher-se de reconciliação.
• Jejum de palavras e encher-se de silêncio para ouvir os outros.

Não sei se conseguirei cumprir tudo mas certamente estarei mais atenta, mais recetiva e mais humilde comigo e com os outros.
Boa quaresma!

Sem comentários:

Enviar um comentário