quarta-feira, 25 de julho de 2012

Fazer amigos depois dos trinta anos

(...) In your 30s and 40s, plenty of new people enter your life, through work, children’s play dates and, of course, Facebook. But actual close friends — the kind you make in college, the kind you call in a crisis — those are in shorter supply (...)

Dei com este artigo há uns dias e fiquei a pensar neste tema. Revi os meus últimos anos e cheguei à conclusão que nos últimos anos não tenho feito amigos. Os meus amigos são poucos, pouquíssimos e quase todos eles apareceram há uns bons anos. Nos últimos anos não "fiz" amigos e apesar de ter conhecido pessoas extremamente interessantes, por uma razão ou outra, não se estabeleceu aquela ligação que a mim me faz dizer que agora sou amiga de determinada pessoa. 
Não sei se é a vida que assim o impõe, não sei se é o trabalho ou a família ou mesmo a maturidade que vamos ganhando que faz com que sejamos mais selectivos e criteriosos nas nossas escolhas, nos nossos relacionamentos. Não sei se acabamos por não dar oportunidade a algumas pessoas ou simplesmente achamos que o ideal é ter um número reduzido de bons amigos, como muitas vezes leio e oiço por aí. Eu, que já pensei assim, acho que agora gostaria de fazer mais amigos e  de ter cuidado melhor das minhas amizades que ficaram um bocadinho perdidas no tempo. Mas a vida é mesmo assim e nem sempre podemos controlar tudo. Além disso, nunca é tarde demais para fazer amizades. Mesmo que aos trinta seja mais difícil!

(Até o Seinfeld já falou nisto!)

5 comentários:

  1. Os amigos nunca são demais.
    :)

    Um beijinho,
    JB

    ResponderEliminar
  2. haha escrevi hoje post sobre o mesmo artigo :)

    ResponderEliminar
  3. por vezes também escrevo a este respeito. a maior parte dos meus amigos sao dos tempos do liceu e nao sao muitos, mas sao muito bons. depois disso, conheci pessoas e penso que so voltei a fazer uma amizade comparavel a estas. desde entao, conheci muitas pessoas de quem gosto, mas nenhuma a quem pensasse telefonar às 3h da manha. mas também acho que sempre tive um lado um bocadinho anti social

    acho que a idade dificulta as coisas porque somos mais exigentes e, no meu caso, porque tenho poucas ocupaçoes exteriores que proporcionam encontros com outras pessoa.
    mas hoje também penso que gostava de ter estado mais aberta a que outras pessoas entrassem na minha vida :)

    ResponderEliminar
  4. Nos tempos da licenciatura fiz "x" amigos, no tempo do Mestrado pós.laboral não há ninguém que considere amigo. E isto diz muita coisa

    ResponderEliminar
  5. Adorei!!!
    Mas lamento contrariar a teoria, bem não são muitos concordo, mas um ou outro vai surgindo!!! Ainda hoje irei visitar uma Amiga que conheci aos 35 anos. Somos o oposto uma da outra em tudo e por isso gostamos tanto de estar uma com a outra!!! Se nos tivéssemos cruzado há uns anos atrás, acho que nem olharíamos uma para a outra!!! Tenho mais duas amigas muito importantes para o meu crescimento diário com quem me cruzei depois dos trinta!!!
    Mas, sim, a maioria dos amigos/as do peito e de casa são os que trazemos desde da escola e da faculdade, não restam dúvidas!!!
    Beijos daqui do norte com carinho depois dos 30... ... quase a chegar aos 40... ... ...

    ResponderEliminar