quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sem título

Dizem por aí que há momentos para tudo, como se houvesse um limite, um prazo, um horário pré-estabelecido e alguém estivesse do outro lado do guichet à espera da nossa senha. Há quem ache que estamos com a senha há demasiado tempo na mão; outras pessoas vão chegando e nós ficamos para trás, sem saber ao certo porquê ou até mesmo porque estamos ali. A maior parte das vezes tenho a impressão que são os outros que nos colocam nestas filas de espera, que se chegam até nós com perguntas, comentários, palmadinhas no ombro e olhares de misericórdia. Depois afastam-se, como se tivéssemos pedido alguma coisa, como se precisássemos de palavras de alento quando, na verdade, nem sabemos bem porque temos de ser igual a tantos outros. Mas a sociedade acha que sim, e como bons cidadãos, vamos acenando com a cabeça quando, interiormente, até começamos a pensar de outra forma. 

 A ordem natural das coisas pode ser muito complexa, pode ter altos e baixos, pode desencadear aversões e até medos infundados, ou não. Limitarmo-nos a seguir o socialmente correto é simplesmente anularmo-nos como pessoas, como indivíduos únicos com capacidade opinativa, passiveis de erros, imperfeitos, mas quase perfeitos nessa relação positiva com o mundo, com os outros. Se quero, ninguém tem nada a dizer. Se não quero, ninguém tem que concordar, só porque sim. Cada um sabe de si, diz o povo, no entanto, somos julgados diariamente pelas nossas escolhas e pelos passos que damos na vida, apenas porque não fica bem ou não é muito normal. Isto é preocupante e é, sobretudo, esta forma de pensar da grande maioria da nossa sociedade que faz com que andemos atrelados a um desenvolvimento social tão precário. Com muita pena.

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post. Diria que concordo contigo na íntegra não fosse eu achar que tenho prazos marcados para mim (mas tenho noção que é uma perspectiva muito minha, gerado de alguns traumas e planos que correram mal, lá está, é como dizes, a ordem natural das coisas pode de facto ser muito complexa).
    Beijinho

    ResponderEliminar