sexta-feira, 29 de março de 2013

Ponto de situação - parte II

Olhar todos os dias para o espelho e não gostar do aspeto que temos é duro. Podem dizer que é dos nossos olhos, podem afirmar que estamos bem, que somos lindas e tudo-e-tudo, mas se fim de contas sabemos que não nos sentimos assim apesar de querermos acreditar... é complicado. 
É assim que temos andado por aqui. Uns dias melhores que outros, é certo. Não faço grande alarido da coisa até porque sempre tentei não me deixar abater, sempre gostei de mim e sempre consegui ultrapassar os momentos em que me senti menos bem comigo própria. Mas agora... bem, agora o caso é um bocadinho mais complicado. Não sei se é da idade, não sei se é do meu corte de cabelo, não sei se é das minhas olheiras mais que pronunciadas, do cansaço que é visível no meu rosto e na minha linguagem corporal ou dos quilos que tenho a mais. Não sei se é de tudo junto ou de outra coisa qualquer que ainda não descobri, o que é certo é que não gosto lá muito do que vejo. E hoje decidi que isso tinha que mudar.

A idade não altera, os trinta e seis já ninguém me tira e preciso de os saber aproveitar e viver da melhor forma possível. Não se trata só de viver todos os momentos (cliché mais que sabido e assimilado), trata-se também de me valorizar como sou em todos os aspetos bons e maus da minha personalidade. Quer gostem ou não.
O corte de cabelo está a mudar. Nunca me arrependi de o ter feito mas agora já queria ter o cabelo comprido outra vez. Devagar se vai ao longe e lá pelo verão já terei o cabelo a passar dos ombros. Mais não posso fazer que eu não sou menina para pôr extensões. Quanto a este aspeto, paciência, muita paciência e alguns produtos para o cabelo que vão ajudando até chegarmos onde queremos.
As olheiras já fazem parte de mim desde os tempos da faculdade. Nada a fazer. Até no verão, com dezenas de horas de sono e nada de preocupações, elas teimam em ficar. Portanto, restam-me os produtos que vou aplicando e pouco mais. Já o cansaço é outra história. Durmo pouco, cinco ou seis horas e por dia e agora que a fasquia dos trinta já está a meio, sinto que o corpo se ressente muito mais. Às dez da noite já estou a cair da sono. No trabalho a acumulação de cargos e a quantidade de assuntos para resolver não veio ajudar em nada e nem sempre é fácil dar vazão a tudo e a todas as solicitações. Depois, ter ainda a meu cargo uma vintena de crianças com tudo aquilo de bom e mau que elas implicam, é assim coisa para me deixar ko num instantinho e ficar com a cabeça feita num oito. Mas adiante... Não posso deixar o meu trabalho a meio nem fugir às minhas responsabilidades. Gosto das coisas bem feitas e prefiro fazer tudo na hora para que não me esqueça de nada e não falhe. Delegar funções nos outros é possível e já o fiz, mas é a mim que pedem responsabilidades e quem tem funções de coordenação sabe do que falo. Mas ando a tentar acalmar esta minha mania da perfeição. Isto treina-se e já estive pior mas ainda ando a aprender a relativizar e a não preocupar-me tanto com certos assuntos e imprevistos que acontecem todos os dias onde trabalho. Depois, preciso de me deitar mais cedo - onze horas  - e dormir, pelo menos, sete horas por noite para que acorde menos cansada. 
O meu peso. Não estou gorda nem me sinto gorda. Acho apenas que tenho peso a mais e não gosto nem me sinto bem com isso. A roupa aperta aqui e ali e enfim... o espelho diz o resto. Quanto a este pequeno problema decidi comer melhor e sim,  assumi de vez a minha segunda dieta desde que me conheço. Desta vez com um livro para me motivar que só de ter o dia da asneira foi meio caminho andado para me convencer que este regime poderia funcionar comigo. Só preciso de perder quatro quilogramas e volto ao que era. As corridas e caminhadas vão ajudar, dormir mais também.
É assim que estamos, motivada para o que vem aí, sabendo de antemão que não vai ser nada fácil, mas confiante de que consigo.
E se ainda aí estão, depois de um post longo como este, obrigada por me lerem.  :)

2 comentários:

  1. Ah pois é! Acho que faz parte, não somos super-mulheres e a vida vai roubando o ânimo. Mas nunca tira tudo, e permite-nos andar em frente com confiança redobrada e vontade de começar novamente. :)
    Força

    ResponderEliminar