terça-feira, 5 de maio de 2015

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver*

Depois de muitos problemas, muitos pensamentos na minha cabeça, muitas reflexões e silêncios forçados acabei por perceber que preciso de me virar para mim também.
Os últimos tempos não têm sido fáceis e devido a um conjunto de situações comecei a sentir-me encurralada na minha própria vida. Felizmente, consegui compreender que o meu bem estar também é importante e que pensar só nos outros não me traz a paz de espírito e a tranquilidade que tanto queria. Criei demasiadas expectativas em relação às pessoas, acabei por me desiludir muito, muito mesmo, mas tudo isso também porque eu não cuidava de mim. E sim, agora passei a fazê-lo. 
Neste último mês aconteceu muita coisa, muitas mudanças nas minhas atitudes, na minha forma de estar. Mudei muito a minha alimentação, mudei as minhas rotinas também e passei a fazer exercício físico regularmente.
Levanto-me três vezes por semana às 05:00 h e faço a minha rotina de exercícios de acordo com este plano que encontrei. A essa hora a minha filha ainda dorme e consigo treinar sem interrupções durante os 30 minutos que dura o circuito daquele dia.  Ainda tenho tempo para passar roupa a ferro ou arrumar algumas coisas mas a maior parte das vezes acabo por corrigir alguns trabalhos dos meus alunos ou faço a planificação de mais dias de aulas. Quando a C. acorda já estou arranjada e de pequeno almoço tomado é só prepara-la, dar-lhe o pequeno almoço e levá-la à creche. Claro que nestes dias deito-me um pouco mais cedo e tento dormir, pelo menos, seis horas. O que é certo é sinto energia durante todo o dia e acabo por estar mais bem disposta. À segunda e sexta-feira vou correr também - 5 km quase sempre, às vezes seis. São os dias em que saio mais cedo das aulas e aproveito para dar gás às pernas e fazer exercício cardiovascular. Equipo-me na escola antes de sair, vou correr e logo a seguir apanho a minha filha na creche. Ela acaba por não ficar demasiado tempo à minha espera e eu consigo rentabilizar o tempo. 
Já emagreci 3 kg. Não é muito, bem sei. Mas tenciono manter esta rotina durante um ano, pelo menos, e de qualquer forma só preciso de emagrecer mais 3 kg. Mais importante que isso é a firmeza muscular que quero ganhar e depois, gostaria muito de tentar fazer a meia maratona em 2016. A minha próxima etapa é a corrida Marginal à Noite, no dia 13 de Junho. Serão 8 km sem parar pela marginal, de Oeiras até Caxias e depois voltar. Já a fiz em 2013 e espero bater o tempo que consegui na altura. 
Portanto, estes sim, são os meus objetivos por agora. Cuidar de mim e correr o mais que possa. A Catarina do blogue Dias de uma Princesa foi uma grande inspiração mas acima de tudo, a minha filha deu-me e dá-me a força e o incentivo de  olhar mais por mim para que possa ser a mãe que ela precisa, todos os dias. 

*Gandhi

Sem comentários:

Enviar um comentário